8 cuidados essenciais no projeto de iluminação industrial



Trabalhar em um projeto de iluminação residencial, de um estúdio ou de um escritório é relativamente mais fácil quando comparada com o planejamento de uma iluminação industrial. Por ser uma área muito maior é preciso elaborar toda a parte elétrica por setores, porém alguns pontos devem ser analisados para se obter um projeto adequado.

Uma iluminação ideal previne acidentes de trabalho, o consumo de energia é feito de modo mais econômico e sustentável, além de promover o aumento da produtividade dos colaboradores. Portanto no blog de hoje iremos oferecer algumas dicas para que seu projeto de iluminação industrial seja eficiente. Confira!

1 - DEFINA A NECESSIDADE DE CADA AMBIENTE

Para que a iluminação se adeque a cada ambiente do setor industrial é preciso ter em mente quais são os trabalhos realizados no espaço para que a produtividade dos funcionários aumente. Esteja atento aos maquinários e objetos que possam de alguma forma interferir na luminosidade do setor, veja se é necessário mais ou menos luz para o trabalho que será efetuado e confira se será necessário luz ampla ou direcionada.

2 - DESENVOLVA UM PROJETO ELÉTRICO FUNCIONAL

É necessário que no projeto seja elaborado uma estrutura elétrica e uma iluminação econômica, mas também eficaz. Por isso é necessário um profissional qualificado para entender as necessidades da indústria e conseguir tomar as melhores decisões, reduzindo custos, garantindo a segurança industrial, aumentando a produtividade de cada setor, evitando acidentes e gerando um consumo de energia menor.

3 - IDENTIFIQUE PONTOS QUE PRECISAM SER MAIS ILUMINADOS

Após analisar cada setor da indústria, é necessário avaliar quais áreas devem ser mais iluminadas e de qual forma isso deve ser feito. Por exemplo, quais lâmpadas e de que modo devem estar dispostas no ambiente para que a iluminação cumpra o papel no espaço. Seja direcionado para os equipamentos, ou onde circula os produtos, ou no local de inspeção, ou no chãos dos corredores para evitar possíveis quedas, assim por diante.

4 - ESCOLHA LÂMPADAS DE LED

Normalmente, a melhor opção de lâmpada para um ambiente industrial é a de LED, pois oferecem um excelente custo-benefício, uma ótima iluminação, um consumo menor de energia, um baixo índice de manutenção, além de terem uma vida útil longa.

5 - INSTALE LÂMPADAS DE EMERGÊNCIA

Em espaços grandes como são as indústrias, precisa-se de lâmpadas emergenciais caso aconteça alguma queda de energia e por ter alto fluxo de pessoas, pode gerar pânico ou até mesmo acidentes. Então é necessário estudar as lâmpadas de emergência, as potências necessárias e os locais estratégicos para serem colocadas.

6 - PENSE NA DURABILIDADE DOS PRODUTOS

No momento da compra dos materiais elétricos, busque pelos produtos de qualidade e confiança. Neste momento não é recomendado optar pelas peças com menor custo, pois nem sempre o custo-benefício será bom. Por mais que a compra saia mais cara, futuramente será mais econômica, já que terá menos manutenção, menos substituições e um custo menor com energia.

7 - FIQUE ATENTO ÀS NORMAS

Durante o estudo do projeto, tenha certeza que está tudo dentro das normas e exigências vigentes referentes à iluminação industrial, dessa maneira não terá problemas legais e de segurança no futuro.

8 - BUSQUE ECONOMIA E EFICIÊNCIA

Tenha sempre em mente um projeto de iluminação econômico e eficiente para as necessidades industriais, revise cada detalhe juntamente com uma equipe para que tudo esteja perfeito. Não esqueça: produtos de qualidade podem ter custos imediatos maiores, mas geram economia no futuro!

Quer saber mais sobre projetos de iluminação industrial? Então entre em contato com a gente e peça seu orçamento.



#dicasdeblog

automain
whatsapp-logo-1-1.png

R. Ernesto Biscardi, 1552 - Capão Raso - Curitiba - PR, 81130-090

Siga a Automain - Automação e Manutenção nas redes sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco