Automação industrial e as tendências de negócios



Estar sempre acompanhando as tendências de negócios é fundamental para fazer planos, criar estratégias e manter a competitividade da sua empresa. A mais marcante para a indústria e varejo é a automação, pois é essencial para qualquer empresa. É um requisito de estruturação para que as empresas se transformem digitalmente. Conheça o que a automação industrial pode trazer para o mercado inovador.


1 - AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

A automação industrial é o conjunto de execução autônoma de tarefas, procedimentos e processos com a aplicação de um sistema inteligente. Este sistema permite que exista o trabalho mútuo entre as máquinas e as pessoas, de maneira que dê mais agilidade e qualidade no processo. Além do mais, a automação possui plataformas tecnológicas e softwares que oferece todo o controle dos processos, com o uso de monitoramento de sensores.


2 - AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL X TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Atualmente a transformação digital influencia a forma de desenvolver um produto e conduzir os processos nas indústrias, já a automação industrial tem uma função determinante na viabilidade das mudanças em curso. Se for considerar a automação que se utiliza da inteligência artificial e dos sensores de internet, a junção dessas duas tecnologias são capazes de executar e monitorar automações muito sofisticadas.


3 - AJUSTE DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A atribuição essencial do processo de transformação digital depende da automação industrial. Com a comunicação industrial mais rápida, a automação consegue conectar mais dispositivos simultaneamente e mais sensores poderão ser utilizados para monitorar os equipamentos, acelerar a manutenção e automatizar os processos. Dessa maneira, muitos cargos serão assumidos pela tecnologia, desde o chão de fábrica, até o escritório, otimizando os processos empresariais. Essa passagem pra transformação digital não tem mais volta, e não envolve só o setor de produção, a comunicação com o varejo, sistemas de venda, assistência técnica e relacionamento também estão abrangidos.


4 - PONTOS POSITIVOS DA RELAÇÃO ENTRE AUTOMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

  • Melhora a qualidade: a automação tem um ganho significativo na qualidade ao trabalhar de acordo com o padrão estabelecido e com checagens imediatas. Um sistema de automação eficiente verifica o resultado do processo em tempo real;

  • Agilidade no dia a dia: é uma característica própria da automação que permite entregar com excelência um serviço ao consumidor;

  • Redução de falhas: quando um funcionário está escrevendo dados manualmente as chances de erros são bem maiores, quando se automatiza o processo a indústria evita que ocorram erros de digitação;

  • Maior produção: com o uso da automação, o ganho mais natural é o aumento da produtividade, pois as máquinas processam dados e executam tarefas de modo mecânico e principalmente as que exigem força, produz com mais rapidez e eficiência.

Quer saber mais sobre os benefícios da automação industrial? Então entre em contato com a gente.





#dicasdeblog

automain
whatsapp-logo-1-1.png

R. Ernesto Biscardi, 1552 - Capão Raso - Curitiba - PR, 81130-090

Siga a Automain - Automação e Manutenção nas redes sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco