Automação industrial e a indústria de alimentos

Atualizado: Abr 6



Saber os principais aspectos de como a automação industrial pode ajudar na indústria de alimentos é essencial para investir na sua planta e ganhar em tecnologia. Confira

5 maneiras de como a automação industrial pode ajudar na indústria de alimentos


1 – Redução dos riscos de contaminação Especificamente no caso da indústria de alimentos é ainda mais necessário zelar pela eliminação ou redução dos riscos de contaminação. Com o processo de automação, a matéria-prima e demais insumos utilizados no processo produtivo são manejados com maior segurança.


2 – Aumento da capacidade produtiva O aumento da capacidade produtiva sem que seja necessário contratar mais pessoas ou aumentar a área fabril é uma das primeiras vantagens da automação industrial para o segmento de alimentos. Com mais capacidade produtiva é possível atender um número maior de clientes ou demandas extras dos clientes atuais, favorecendo o faturamento mensal.


3 – Maior qualidade dos produtos Empresas que investem em automação ganham muito na qualidade dos produtos finais, gerando um importante diferencial competitivo para a indústria. Essa qualidade é percebida em todas as etapas do processo produtivo, desde a destinação da matéria-prima e insumos até a embalagem dos produtos.


4 – Ganhos em eficiência energética Outro aspecto de como a automação industrial pode ajudar na indústria de alimentos é o ganho de eficiência energética e otimização quanto ao uso da água no processo produtivo. Podemos dizer que a automação é sinônimo de uso consciente dos recursos e economia para a indústria, evitando desperdícios financeiros e comprometimento do meio ambiente.


5 – Redução de custos Quem deseja saber como a automação industrial pode ajudar na indústria de alimentos precisa estar por dentro de todos os custos que são reduzidos com o investimento na inovação dos processos e adoção de novas tecnologias. Essa redução de custos ocorrerá nas seguintes áreas: ⦁ Salários e encargos sociais; ⦁ Energia elétrica; ⦁ Água; ⦁ Manutenção de máquinas e equipamentos; ⦁ Matéria-prima; ⦁ Insumos do processo produtivo.


6 – Adequação a altos padrões de qualidade A maioria das empresas que possuem certificações da ISO investiram em automação industrial. Essas certificações são essenciais para empresas no setor alimentício que desejam se destacar no mercado e serem reconhecidas pelo atendimento a altos padrões de qualidade.


7 – Melhor monitoramento A automação industrial possibilita um monitoramento muito mais eficaz de todos os processos produtivos, fazendo com que os gestores consigam antecipar a solução de problemas que possam impedir os melhores resultados. Alguns resultados da automação industrial no Brasil ⦁ Quase 20% das indústrias brasileiras utilizam sistemas integrados de engenharia que são empregados no desenvolvimento e manufatura dos produtos. Essas tecnologias são consideradas pelos especialistas como o principal fator para aumento da competitividade; ⦁ 50% das empresas que investem em automação industrial buscam aumento da produtividade; ⦁ 54% das indústrias que buscam a automação têm por objetivo a redução dos custos; ⦁ As empresas brasileiras estão investindo cerca de 25% a mais em recursos de automação.

Esses dados demonstram que, além de saber como a automação industrial pode ajudar na indústria de alimentos, para ganhar em inovação e manter-se competitiva no mercado, sua empresa necessita inovar nos processos por meio de recursos tecnológicos que garantam produtividade, eficiência e qualidade.


#dicasdeblog

automain
whatsapp-logo-1-1.png

R. Ernesto Biscardi, 1552 - Capão Raso - Curitiba - PR, 81130-090

Siga a Automain - Automação e Manutenção nas redes sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco