Por que um CLP de Segurança é indispensável em sua indústria?



Antes de responder a pergunta do título, é preciso explicar o que é CLP (Controlador Lógico Programável) ou PLC (Programmable Logic Controller) em inglês. Em linhas gerais, ele é nada menos que o cérebro de um processo de automação. Ou seja, são controladores capazes de automatizar processos específicos, máquinas ou linhas de produção. Assim, é o responsável por monitorar o estado dos dispositivos de entrada, tomar decisões baseado nos programas nele instalados e comandar o estado dos dispositivos que controla (saídas). Dessa forma, linhas de produção, máquinas ou processos podem ser grandemente melhorados pela utilização de CLPs.


Além disso, outra possibilidade importante do CLP é garantir a segurança durante o trabalho na fábrica e em processos direcionados, já que obedece todas as normas vigentes e reúne as funções num mesmo lugar. Confira abaixo um pouco mais sobre o CLP de Segurança.


1 - O QUE SERIA CLP DE SEGURANÇA?

O sistema de segurança de uma máquina industrial necessita de alguns fatores específicos para ser bem sucedido. Estes fatores podem ser botões de emergência, chaves, relés de segurança, entre outros. Porém, um dos principais é o controlador lógico programável. Este equipamento proporciona mais economia e velocidade, além de ser mais prático que os relés tradicionais, sendo flexível e programável.


2 - QUAL A FUNÇÃO DO CLP DE SEGURANÇA?

Indústrias que possuem maquinários com poucos dispositivos que necessitam de segurança controlada, podem apostar em relés. Entretanto, máquinas com mais de 5 dispositivos de segurança precisam instalar um CLP comum destinado à segurança. Esta central permite um controle maior que todos os outros dispositivos de proteção dos maquinários e apresenta mais eficiência e assertividade, além de ser uma opção mais em conta quando comparado o uso de vários relés. Um CLP de segurança contempla todos os benefícios de um CLP comum e ainda direciona para as aplicações de segurança, podendo substituir os relés instalados e ainda conduzir os processos automatizados de modo seguro. Além de todos os benefícios, o CLP também permite que programas padrão e de segurança sejam executados no mesmo rack controlador, dando flexibilidade na programação e facilidade no manuseio para os programadores.


Quer saber mais sobre CLP e como ele pode ajudar em sua indústria? Então entre em contato com a gente e faça um orçamento gratuito.




#dicasdeblog

automain
whatsapp-logo-1-1.png

R. Ernesto Biscardi, 1552 - Capão Raso - Curitiba - PR, 81130-090

Siga a Automain - Automação e Manutenção nas redes sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco