Qual a diferença entre automação e mecanização?



Empresas que desejam aumentar a produtividade, otimizar processos e reduzir custos, aliam-se a tecnologia, que atualmente vem progredindo muito. A robótica e automação são opções importantes para as indústrias, entretanto são vistas com certo temor e desconfiança, já que a utilização dos robôs ameaça o posto dos trabalhadores. O blog de hoje abordará mais sobre o assunto, confira!

1 - TRABALHO EM PERIGO

Recebe-se muita crítica referente a automação, ainda mais quando se atribui à possibilidade de aumentar o desemprego estrutural com os robôs, deixando o trabalhador sem função nas organizações. Mesmo que seja preciso algumas realocações nos cargos, a automação não contribui para o desemprego em massa, diferente disso, com a robótica colaborativa, a tendência é que os colaboradores passem a executar trabalhos mais importantes e valorizados que antes. O medo de diminuir as vagas de emprego é normal, visto que tem origem na falta de informação sobre os significados de automação e de mecanização industrial.

2 - AUTOMAÇÃO X MECANIZAÇÃO

A mecanização surgiu na Revolução Industrial, quando foram desenvolvidos sistemas mecanizados que substituíram as antigas fábricas de manufatura. Com isso, o processo produtivo aumentou, dando início as produções em larga escala. Os robôs são muito usados na manufatura, em atividades que precisam de força excessiva, repetição ou em ambientes insalubres.

A automação pode ser considerada uma mecanização evoluída, no qual que exige vários fatores para melhorar de forma efetiva os processos, não sendo possível apenas com recursos humanos. Além disso, a automação de processos otimiza as atividades industriais, focando naquelas que geram resultado para a organização. É por meio dela que se atribui softwares de controle e inteligência a um sistema mecanizado.

Resumindo: a mecanização é a substituição da ação humana por máquinas, enquanto automatização é quando se desenvolve um sistema inteligente em que os homens trabalham juntamente com as máquinas em um único objetivo, o melhor desempenho industrial.

3 - DIFERENCIAIS DA AUTOMAÇÃO

A automação é uma estratégia para melhorar os resultados em todos os setores da economia industrial. Com a melhoria da produtividade proveniente da automação de processos, todos saem beneficiados, desde os funcionários, até os clientes finais. Com o sistema automatizado, os trabalhadores assumem cargos de maior destaque na fábrica, deixando a função antiga que podia ser perigosa ou muito exaustiva. Enquanto os clientes finais receberão produtos com um alto nível de qualidade e confiabilidade.

Quer saber mais sobre automação e como ela pode mudar sua indústria? Então entre em contato com a gente e peça um orçamento.




#dicasdeblog

automain
whatsapp-logo-1-1.png

R. Ernesto Biscardi, 1552 - Capão Raso - Curitiba - PR, 81130-090

Siga a Automain - Automação e Manutenção nas redes sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco