Saiba mais sobre a implementação da NR-12 nas indústrias



A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) possui detalhes para garantir a proteção dos funcionários no ambiente de trabalho no setor industrial. Além de exigir vários fatores de segurança em máquinas, equipamentos e com os colaboradores no trabalho, a NR-12 está mobilizando as empresas a fazer adequações e cumprir as regras que previnem os riscos de segurança no trabalho. Conhecer os requisitos da NR-12 é de extrema importância para evitar multas e interdições de equipamentos na empresa.


Atualmente a NR-12 trabalha para o controle e prevenção da saúde e higiene no ambiente de trabalho, como: o acionamento e desligamento automático dos equipamentos e proteção das correntes de energia; um quadro de transmissão elétrica para elevar ao máximo a segurança das pessoas que estão diariamente na empresa; a instalação de layout das máquinas que são dirigidas pelos colaboradores, bem como as demarcações para facilitar o acesso seguro durante a operação; a estrutura física do espaço de produção precisa ter piso antiderrapante, com nivelamento e sem resíduos que possam causar escorregões e quedas.


A NR-12 tem como objetivo melhorar a segurança dos equipamentos de uma indústria, desde os que já existem, até os que estão sendo projetados. Ainda assim não se limitam a elaboração de máquinas com perspectivas autossustentáveis. Exemplo: a fabricação do equipamento novo dentro da NR, o transporte, a utilização eficiente e eficaz e o descarte.


Essa Norma Regulamentadora é indispensável para a segurança dos operadores no quesito falha na segurança, pois trata de subsídios técnicos inteligentes para ação em caso de situações de perigo. A implantação da NR-12 vai exigir que o projeto tenha:

  • Especificações técnicas de cada equipamento da linha de produção;

  • Análise de risco;

  • Investimento financeiro;

  • Estruturação dos documentos de controle, planejamento e informação para estar de acordo com a NR-12;

  • Treinamento de todos os colaboradores envolvidos;

  • Estar regularizado no financeiro, gerencial, social e legal.


Em relação aos custos para a implementação da NR-12, podem ser interpretados como investimentos que evitam incidentes futuros. Bem planejado e adaptado para as necessidades da indústria, os valores acabam se dissolvendo nos períodos gradualmente.


A indústria não pode parar. O medo de ser fiscalizada e interditada não pode fazer parte da rotina da empresa. Por isso a importância da implantação da NR-12, sem encarar de como um fator de atraso e prejuízo, mas sim uma prioridade e investimento que não deve ser adiado.


Quer saber mais sobre a implementação da NR-12 nas indústrias? Então entre em contato com a gente.





#dicasdeblog

automain
whatsapp-logo-1-1.png

R. Ernesto Biscardi, 1552 - Capão Raso - Curitiba - PR, 81130-090

Siga a Automain - Automação e Manutenção nas redes sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco